Empresas de informação e seu monopólio | Hackers nas eleições | Revista literária | Agenda – #BC

By | April 25, 2017

Boletim Cultural – 25 de abril de 2017

HÁ MAIS DE 80 ANOS PROMOVENDO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

CRESCEM OS NOVOS
Em dez anos as novas empresas de comunicação digital – Apple, Google, Amazon e Facebook – desbancaram veteranos da economia norte-americana. Saíram do ranking gigantes da era industrial como Exxon, GE, City e Shell, num movimento de escala mundial. Os jornais e revistas (mídia impressa) também sofrem o impacto: perderam 70% do faturamento de 2000 para cá, enquanto os lucros das novas estrelas dispararam.

MONOPÓLIO
O articulista Jonathan Taplin – em matéria para o “The New York Times” reproduzido na Folha -, ajunta que com sua alta participação no mercado de publicidade essas novas organizações operam um autêntico monopólio no trafego das redes sociais e livros eletrônicos. Monopólios são vistos como perigosos para a democracia desde os tempos do presidente Wilson (EUA): “a existência de grandes centros de poder privado é perigosa para a vitalidade de um povo livre” – argumentava o jurista Louis Brandeis.

CONTAS SUSPENSAS
A situação registrada na eleição do ano passado nos Estados Unidos ia se repetindo na França, que está passando por seu processo eleitoral. Para evitar a influência das “fake News” – e sob pressão cerrada das autoridades europeias – o Facebook suspendeu 30 mil contas fictícias em operação na França, com origem em países suspeitos. Doutro lado acaba de ser denunciada ação de “hackers” russos contra veículos ligados ao candidato presidencial Emanuel Macron (os líderes da Rússia, Putin à frente, eram favoráveis à vitória da candidata radical Marine Le Pen).

RESENHA REVISTA
O fenômeno do encolhimento dos jornais, onde a primeira sacrificada é a página literária, levou um grupo de editores a lançar uma publicação própria: a revista “Quatro Cinco Um” será lançada a partir de maio, como encarte da revista Piauí, sob responsabilidade de Paulo Werneck e Fernanda Diamant. No Paraná o jornal literário “Rascunho” há anos se volta para esse segmento, da crítica e divulgação de obras literárias.

AGENDA

CONVITE

Dia: 28 de abril de 2017, 6ª. Feira
Hora: 10:30h
Endereço: R: Marechal Hermes, 678, sala 22 – Centro Cívico

BRASIL: REFORMA POLÍTICA
(A crise exposta pela Operação “Lava-Jato” e a urgência
da reforma das instituições políticas brasileiras)

Pauta:
I – EXPOSIÇÕES:
Situação da Reforma Político-Eleitoral
Dr.Lineu Thomaz, advogado, especialista em Direito Eleitoral;
Dr.Gilberto Rezende de Carvalho, ex-deputado federal, coordenador do Gr. Brasil do CEB;
I.I – COMENTÁRIOS
– Dr. Frederico Junkert / Dr. Luiz F. França, Advogados, área político-eleitoral;
II – DEBATES
III – CONCLUSÕES
Desembargador Joatan Marcos de Carvalho, AMAPAR

Rafael de Lala, Presidente da Diretoria
Hélio de Freitas Puglieli, Diretor de Assuntos Culturais

Estacionamento conveniado JUST PARK:
R. Marechal Hermes, 890, em frente ao Museu Oscar Niemeyer

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *