Projeto editorial atualizado | Pesquisa Gov | Fronteiras do Pensamento | AGO 2017 – #BC

By | April 4, 2017

Boletim Cultural – 04 de abril de 2017

HÁ MAIS DE 80 ANOS PROMOVENDO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

PROJETO EDITORIAL
O novo projeto editorial da Folha de S. Paulo, atualizado para 2017, traz o contraponto entre o jornalismo de qualidade, geralmente de versão impressa, e a informação das redes sociais – no geral improvisada e, por isso não submetida aos requisitos da veracidade, do estilo e do contraditório. Entre os princípios do novo Manual de Redação que a “Folha” está finalizando situa-se o do dialogo pluralista onde, ao lado da dimensão analítica, a reportagem deve indicar – o quanto possível – os prós e contras de um assunto apontado.

PROJETO (II)
A novidade em relação às diretrizes anteriores, iniciadas em 1984 e continuadas até 2001, é a disseminação da informação via redes sociais, que ao se popularizarem, criaram “uma cacofonia digital” – escreve Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta. O contraponto, o jornalismo profissional, trabalha com a confirmação da notícia antes de sua publicação, dentro de princípios elencados pelo jornal paulista. Entre eles, atualmente, a busca de um espaço como “referência do último ciclo noticioso” – isto é, atender a demanda hoje mal atendida por informação real e isenta; bem como por sua complementação – a análise capaz de iluminar os fatos reportados.

PROJETO (III)
Pesquisa conduzida para uso interno, pela área de comunicação social da Presidência da República confirmou o dado: cresceu a credibilidade da mídia impressa e dos meios mais tradicionais (rádio e televisão), enquanto se retraiu a confiança nos meios eletrônicos (blogues, portais e sites da internet); no caso pela maior dificuldade de checagem do material postado.

CIVILIZAÇÃO E VALORES
O novo ciclo de conferências do projeto Fronteiras do Pensamento vai trazer o tema “Civilização – A Sociedade e seus Valores”. Começa em maio, dia 17, com a primeira exposição, a cargo do físico italiano Carlo Rovelli, divulgador científico e pesquisador da gravidade quântica; passando pelo israelense Amós Oz, o cubano Leonardo Padura, o francês Thomas Piketty, o inglês Niall Ferguson e a americana Martha Nussbaum – historiadores, escritores, filósofos, economistas. “São fatos ainda pouco compreendidos que levantam questões sobre os pilares da civilização – tolerância, o confronto entre culturas”, explica seu curador, Fernando Schuler, filósofo e cientista político. As palestras serão realizadas em S. Paulo, com cobertura nos principais veículos de comunicação.

REUNIÃO, 5ª
A Associação Paranaense de Imprensa vai reunir seus conselheiros e diretores nesta quinta, dia 6, para preparar a assembléia ordinária de 2017. Entre os temas, a avaliação do relatório de atividades e contas da entidade, sua reestruturação para novo exercício com os projetos em pauta e a avaliação dos resultados alcançados durante o Fórum API Perspectivas 2017, realizado no mês passado em Curitiba.
A empresa editora da Gazeta do Povo também tem evento nessa data, para apresentar seu projeto de atualização para o período.

Rafael de Lala, Presidente da Diretoria
Hélio de Freitas Puglieli, Diretor de Assuntos Culturais

Estacionamento conveniado JUST PARK:
R. Marechal Hermes, 890, em frente ao Museu Oscar Niemeyer

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *