Dever da mídia | FBI desbloqueia Iphone | Lançamento fotográfico | Aniversário – #BC

By | March 29, 2016

Boletim Cultural – 29 de março de 2016

SUMÁRIO
Jornalismo em xeque =/= FBI desbloqueia Iphone =/= Vitória da liberdade em Cuba =/= Lançamento de Nani =/= Aniversário da cidade sorriso

JORNALISMO EM XEQUE
Enquanto os políticos citados na lista da Odebrecht negam o envolvimento nos casos de corrupção investigados na Opração Lava Jato, o jornalismo é posto em xeque. Muitos criticam o vazamento de informações, afirmando se tratar de um “show midiático”, com vazamento e divulgação seletiva dos escândalos de corrupção, exigindo punição aos jornalistas. Mas não se pode impedir que notícias de tamanha importância sejam publicadas. O jornalista com informações desse tipo em mãos tem o dever de publicá-las. É papel da imprensa divulgar aquilo que não se quer que seja divulgado.

FBI QUEBRA O SIGILO
A batalha judicial entre Apple e FBI tem um fato derradeiro. De acordo com a agência de notícias Associated Press, o FBI conseguiu desbloquear o iPhone de um dos terroristas dos ataques a San Bernardino através de um método ainda desconhecido, sem a ajuda da Apple. Com isso encerra-se o processo que o FBI movia contra a empresa para acessar os dados, e também elimina-se a necessidade da empresa ajudar no desbloqueio de um celular em caso semelhante envolvendo tráfico de drogas no Brooklyn.

LIBERDADE É O QUE FICA
Da visita recente do presidente norte-americano Obama à ilha de Cuba, além do importante marco simbólico na reaproximação dos países em direção ao fim do embargo e das hostilidades mútuas, o maior avanço sem dúvida foi da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa. Os 20 minutos de coletiva concedida por Raúl Castro e Obama a repórteres estrangeiros e cubanos foram a primeira vez que um comandante da família Castro foi questionado por jornalistas independentes em 50 anos de regime na ilha. Uma vitória para a liberdade e um marco histórico.

LANÇAMENTO
Aconteceu ontem (28) o lançamento do livro do fotógrafo Nani Góis, pela Edições Guairacá, no Espaço Cultural da Assembléia Legislativa do Paraná, onde trabalha desde 2005. Nani já passou por redações como da revista Veja e Placar e pelo Departamento Fotográfico da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Curitiba.

ANIVERSÁRIO
Nesta terça também é comemorado o aniversário da nossa “cidade sorriso”, Curitiba. 323 anos de história comemorados em um dia que amanheceu nublado e depois se abriu em um azul exuberante. Por enquanto. Não se sabe, tratando-se de Curitiba.

Rafael de Lala, Presidente da Diretoria
Hélio de Freitas Puglieli, Diretor de Assuntos Culturais

* Colaboração: Gabriel Dietrich, Acadêmico de Jornalismo, UFPR

Estacionamento conveniado JUST PARK:
R. Marechal Hermes, 890, em frente ao Museu Oscar Niemeyer

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *