Cosac Naify =/= Nikkei-Financial Times =/= Caderno de Diplomacia =/= Gazeta Berliner =/= Imprensa Marista – #BC

By | December 8, 2015

Boletim Cultural – 08 de dezembro de 2015

SUMÁRIO
Fecha a Cosac Naify =/= Grupo Nikkei compra o Financial Times =/= Claret de Rezende no I&C =/= Gazeta Berliner =/= Sandra Gonçalves na Rede Marista

ADEUS COSAC NAIFY
A editora Cosac Naify, grande referência do mercado editorial brasileiro, conhecida por publicar projetos editorias sofisticados e grandes títulos da literatura, arte, arquitetura e moda, anunciou na última semana o seu fechamento. A notícia foi dada em entrevista com o dono da editora, Charles Cosac, publicada no jornal O Estado de São Paulo, na qual Cosac afirma que o fechamento da editora não se deu por conta da crise econômica, apesar da influência de fatores como a alta do dólar – que impedia a impressão dos livros na China. É uma grande perda cultural para o país, e mais uma vítima do arriscado e complexo mercado editorial.

NIKKEI E O FT
O grupo japonês Nikkei concluiu na semana passada a compra do jornal britânico “Financial Times”, maior referência de jornalismo econômico no mundo, após transação que envolveu a cifra de 844 milhões de libras em junho. Lideranças do grupo japonês prometeram novidades, como grande investimento em comentários e análises, além de investimento na área de vídeo. Porém, garantiram que a busca será por um crescimento com qualidade para o FT, sem lucro com corte de custos, além de assegurarem a independência editorial do jornal, que possui cerca de 750 mil assinantes, destes 550 mil assinantes do meio digital. O objetivo agora é dobrar esse número de assinaturas, “para transformar o Nikkei-FT na mais poderosa, instigante e estimulante aliança na imprensa de negócios do mundo”, segundo o presidente do conselho de administração do grupo, Tsuneo Kita.

CLARET NO I&C
O jornalista Antonio Claret de Rezende voltou a publicar sua coluna “Diplomacia” em veículo impresso. Desde domingo, Claret passou a ocupar espaço no jornal Indústria & Comércio, com seu texto que reúne o conjunto mais atualizado de informações sobre a área de Relações Internacionais, com destaque – na edição – do jantar de fim de ano do Corpo Consular do Paraná. Claret é um dos membros mais experientes da comunidade jornalística paranaense, tendo começado na Folha de Londrina antes de se transferir para Curitiba. Presidente da Associação dos Jornalistas de Turismo no Paraná, na Associação Paranaense de Imprensa ele é membro eleito do Conselho Deliberativo.

GAZETA BERLINER
Ainda sobre o novo formato da Gazeta do Povo, que passou a circular no formato Berliner na última semana, o veterano jornalista e Diretor de Assuntos Culturais na API, Hélio de Freitas Puglielli, afirmou em entrevista ao jornalista Aroldo Murá do I&C que o formato não representa inovação na imprensa paranaense. Hélio fez um amplo apanhado histórico da imprensa curitibana e assinalou que o jornal “O Estado do Paraná” fora editado nesse mesmo formado pouco antes de deixar de circular, deixando no ar a pergunta se o formato trará sorte ou azar para a Gazeta.

IMPRENSA MARISTA
Sandra Gonçalves, que atuou na Gazeta do Povo por 17 anos (seis como diretora de Redação), está operando uma revista especializada do grupo de escolas da Rede Marista no Paraná. Sandra é graduada pela Cásper Líbero de São Paulo e possui mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná, além de ter freqüentado o curso de gestores de meios de comunicação do professor Di Franco, em S. Paulo.

* Colaboração: Gabriel Dietrich, Acadêmico de Jornalismo, UFPR

Rafael de Lala, Presidente da Diretoria
Hélio de Freitas Puglieli, Diretor de Assuntos Culturais

Estacionamento conveniado JUST PARK:
R. Marechal Hermes, 890, em frente ao Museu Oscar Niemeyer

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *